Promoção! Saúde de Homens

Saúde de Homens - Conceitos e Práticas de Cuidados

Anderson Reis - Álvaro Pereira

De R$ 168,00

Por R$ 134,40

Formas de Pagamento

978-85-88656-73-4

Produto novo

No Brasil, considera-se Saúde de Homens como um tema emergente no campo da Saúde Coletiva e no Sistema Único de Saúde.

Nesse contexto, apresentamos o novo livro Saúde de Homens: Conceitos & Práticas de Cuidados, composto por três partes: Bases Teóricas para a Promoção da Saúde de Homens; Atenção e Cuidados à Saúde de Homens Pertencentes a Grupos Vulneráveis; e Temas da Atenção à Saúde Integral de Homens.

Convidamos os leitores a refletirem sobre as especificidades das necessidades de saúde dos Homens na contemporaneidade e os desafios prementes para a ampliação do acesso da população masculina à atenção oferecida pela rede pública. 

***

O imaginário que os homens – diferentemente das mulheres – não se cuidam, de certa forma, tem sido essencializado por alguns profissionais de saúde, fazendo com que, de um lado, homens e mulheres, concretos e particulares, sejam vistos exclusivamente como exemplares desse modelo.

E é nesse cenário da diversidade que se insere o livro SAÚDE De HOMENS: CONCEITOS E PRÁTICAS DE CUIDADOS, que é composto por três partes: (1) Bases Teóricas para a Promoção da Saúde de Homens; (2) Atenção e Cuidados à Saúde de Homens Pertencentes a Grupos Vulneráveis; e (3) Temas da Atenção à Saúde Integral de Homens.

A primeira inicia-se pelo capítulo que apresenta um panorama nacional acerca da saúde do homem. Seguem-se outros capítulos com vários aspectos, conceitos e abordagens que embasam as discussões sobre o assunto. Neles destacam-se os seguintes focos: masculinidades e saúde do homem; produção dos cuidados masculinos; problematização da saúde masculina; discursos sobre saúde e masculinidades; acesso masculino à atenção básica e necessidades e cuidados masculinos. Esta parte serve não só para fundamentar as discussões apresentadas na sequência do livro, como também pode trazer uma iniciação para os leitores que estão tomando contato com a temática pela primeira vez.

Na segunda parte, em alguns capítulos, o destaque é a vulnerabilidade masculina frente a determinadas doenças ou situações que podem comprometer a saúde dos homens. Em outros capítulos, a vulnerabilidade dá lugar às especificidades masculinas relacionados a determinadas doenças ou a agravos exclusivamente masculinos. Assim, seja no sentido de vulnerabilidade ou de especificidades, seja nas questões masculinas referentes a doenças/agravos (tais como a Aids, a anemia falciforme e as doenças cardiovasculares), a situações que podem comprometer a saúde (como a violência, o encarceramento, a pobreza e o viver na rua) e a prevenção para o câncer de próstata (agravo exclusivamente masculino), tudo isso exemplifica a diversidade dos capítulos.

A atenção integral à saúde de homens predomina na terceira e última parte. Ali destacam-se discussões associadas – dentre outros temas – a: estratégias voltadas para a redução de invisibilidade masculina; ações voltadas para a saúde mental masculina; estudos sobre reprodução/paternidade e o envelhecimento.

Essas três partes do livro, certamente, contribuirão para a ampliação do horizonte da saúde dos homens. 

Romeu Gomes

Professor Titular do Instituto Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz

Professor de Sociologia e Psicologia pelo Ministério da Educação, Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Livre Docência em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro Doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz.

Coordenador Adjunto do Mestrado em Gestão de Tecnologia e Inovação em Saúde do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa/Hospital Sírio-Libanês, sendo responsável pelas disciplinas de Antropologia e Saúde, Metodologia Científica e Pesquisa Qualitativa em Saúde.

Editor Científico da revista Ciência & Saúde Coletiva da Associação Brasileira de Saúde Coletiva.

 ***

O livro SAÚDE DE HOMENS: CONCEITOS E PRÁTICAS DE CUIDADOS reúne um conjunto de textos de grande importância para o campo de estudos e atuação profissional em gênero e saúde, contribuindo, sobremaneira, para o desenvolvimento de práticas profissionais, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde, especialmente aquele que alude à equidade. Configura-se ainda como excelente dispositivo para formação acadêmica por apresentar experiências e reflexões a partir de questões contemporâneas.

Espero que as experiências, argumentos e reflexões sobre homens e masculinidades, apresentadas em SAÚDE DE HOMENS: CONCEITOS E PRÁTICAS DE CUIDADOS, possam nos ajudar a produzir ferramentas teóricas criativas para entender o cenário político atual e para seguir projetando “outras palavras”, de modo a continuar alimentando nossa utopia por um mundo melhor. 

Benedito Medrado

Estágio de Pós-doutorado junto à Pós-graduação em Antropologia pela UFPA e ao Programa de Pós-graduação em Psicologia Social pela Universidad Autónoma de Barcelona, Espanha.

Doutor em Psicologia Social pela PUC/SP.

Professor Associado do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPE.

Coordenador do Núcleo Feminista de Pesquisas em Gênero e Masculinidades - GEMA/UFPE.

Coordenador do Programa de Pós-graduação em Psicologia (cursos de Mestrado e Doutorado) da UFPE. Coordenação da Rede Internacional de Pesquisas sobre Masculinidades – REMASC (Gestão 2015 - atual) Co-coordenador Nacional da Rede Internacional MenEngage de trabalhos com Homens na promoção da Equidade de Gênero.

Co-coordenador o Grupo de Pesquisas em Gênero e Masculinidades - Gema/UFPE.

 ***

A relevante produção do livro SAÚDE DE HOMENS: CONCEITOS E PRÁTICAS DE CUIDADOS aponta que o tema do livro tem como percurso uma política pública orientada, nos últimos anos, a partir de estudos e de indicadores epidemiológicos. Constitui uma realidade em nossa sociedade quanto à resistência masculina à atenção à saúde que aumenta não somente a sobrecarga financeira da sociedade, mas também e sobretudo, o sofrimento físico e emocional do usuário do sistema de saúde e de sua família, na luta pela conservação da saúde e da qualidade de vida dessas pessoas

A abordagem expressa nessa obra apresenta a construção masculina nos seus diversos contextos de saúde, socioculturais e político-econômicos, concentrando-se em trazer a discussão sobre o tema saúde de homens e suas interfaces no cenário brasileiro, haja visto o empenho de articular pesquisadores de várias áreas do conhecimento e distintas formações para abordar o fenômeno indicado.

Dessa maneira, o livro SAÚDE DE HOMENS: CONCEITOS E PRÁTICAS DE CUIDADOS divide-se em três eixos temáticos que abordam os conceitos e práticas de cuidados vinculados à saúde de homens, nos quais os autores e organizadores procuraram, de maneira oportuna, útil e embasada de necessidade e evidências, uma proposta bibliográfica inexistente no cenário editorial brasileiro.

Boa Leitura! 

Gilberto Tadeu Reis da Silva

Pós-doutor em Ensino em Ciências da Saúde UNIFESP.

Doutor em Ciências UNIFESP.

Professor Titular da UFBA.

Docente Permanente no Programa de Pós-graduação stricto-sensu da Escola de Enfermagem.

Diretor do Centro de Estudos e Pesquisas em Enfermagem - CEPEN, da Seção Bahia.

Mestre em Fundamentos de Enfermagem pela USP.

Colaborador na UNIFESP do Programa de Pós-graduação em Ensino em Ciências da Saúde.

Associado da Associação Paulista de Saúde Pública, da Sociedade Honorífica Internacional Sigma Theta Thau e da World Association for Education Research.

Parecerista ad hoc dos periódicos - Revista Paulista de Medicina, Revista Gaúcha de Enfermagem, Revista de Tecnologia do SENAC-DF, Revista Mineira de Enfermagem e Revista INTERFACE.

Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração dos Serviços de Enfermagem – GEPASE/UFBA. 

SUMÁRIO

Módulo 1

Capítulo 1 – Panorama da Saúde do Homem no Brasil

Capítulo 2 – Masculinidades e Saúde do Homem

Capítulo 3 – Refletindo Sobre a Produção do Cuidado ao Homem: Interseções Macro e Micropolíticas

Capítulo 4 – Implicações Sobre o Processo Saúde, Doença do Homem: Questões de Gênero

Capítulo 5 – Produções Discursivas Sobre Saúde e Masculinidades no Contexto da Implantação da Política de Atenção Integral à Saúde dos Homens no Brasil: Dialogando com Gestores, Profissionais e Usuários em um dos Serviços Públicos Pioneiros em Pernambuco

Capítulo 6 – Dinâmica da Acessibilidade Masculina ao Programa de Saúde da Família

Capítulo 7 – Cuidado, Corpo e Ambiente O Que Podemos Falar Sobre a Saúde do Homem?

Capítulo 8 – Homens, Práticas e Fases dos Cuidados

 

Módulo 2

Capítulo 1 – Sexualidade Masculina Juvenil em Tempos de HIV/AIDS

Capítulo 2– Atenção à Saúde do Homem: Um Desafio para Prevenção e Controle das Doenças Cardiovasculares

Capítulo 3 – Desafios do Homem com Doença Falciforme no Processo de Viver e Ser Saudável

Capítulo 4 – Representações Sobre Fístula Arteriovenosa para Homens em Hemodiálise

Capítulo 5 – Vivências de Homens com Úlceras de Perna e Implicações Sobre a Sexualidade

Capítulo 6 – Colostomizados Definitivos: Uma Abordagem Voltada para a Imagem Corporal Masculina

Capítulo 7 – Cuidar de Si: Práticas de Feirantes no Diagnóstico Precoce e Tratamento de Câncer de Próstata

Capítulo 8 – O Homem com Câncer no Brasil: Discutindo a Atenção Oncológica Sob a Perspectiva de Gênero

Capítulo 9 – Gênero e Poder: Implicações para os Serviços de Assistência à Saúde do Homem na Amazônia

Capítulo 10 – Implicações da Masculinidade para a Saúde de Homens Uma Análise Sob a Ótica de Gênero

Capítulo 11 – Homens Dialogando Sobre a Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher: Novas Estratégias de Ação

Capítulo 12 – Corpos (In)Visíveis: Práticas de Cuidados à Saúde de Homens (Transexuais)

Capítulo 13 – Masculinidades Gays e Bissexuais: Discutindo Orientação Sexual, Acesso e Acolhimento nos Serviços de Saúde

Capítulo 14 – Atenção à Saúde de Caminhoneiros: Subsídios para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem

Capítulo 15 – Atenção à Saúde da População Masculina em Situação de Rua: Desafios Atuais e Proposta de Intervenção

Capítulo 16 – Saúde do Homem Privado de Liberdade

Capítulo 17 – Condições de Vulnerabilidade e Risco de Policiais Militares

 

Módulo 3

Capítulo 1 – Sistematização da Assistência e Consulta de Enfermagem Direcionada à Saúde de Homens na Atenção Básica

Capítulo 2 – Consulta de Enfermagem a Saúde de Homens em Ambulatório

Capítulo 3 – Representações Masculinas Sobre o Diabetes Mellitus e as Terapias Dietéticas e Farmacológicas

Capítulo 4 – O Cuidado Prestado pelo Homem em Processo de Acompanhamento de Familiar no Cotidiano do Ambiente Hospitalar

Capítulo 5 – Saúde do Homem: Cuidados para Além da Próstata

Capítulo 6 – Saúde do Homem: Efeitos da Deficiência Hormonal Masculina

Capítulo 7 – Trabalho e Vulnerabilidade à Saúde de Homens: Implementando Práticas de Cuidados

Capítulo 8 – Atenção de Enfermagem à Saúde Mental de Homens: O Caminho para o Cuidado Integral

Capítulo 9 – Gênero Masculino e as Concepções da Drogadição e da Violência

Capítulo 10 – Pré-Natal do Parceiro: Uma Estratégia voltada para a Paternidade e Cuidado

Capítulo 11 – Saúde do Homem no Processo de Envelhecimento

Capítulo 12 – O Cotidiano da Promoção da Saúde de Homens Pescadores e Suas Famílias: Conhecendo Descuidados e Cuidados em Oficinas com Mulheres de Famílias de Pescadores

Capítulo 13 – Intervenções em Enfermagem à Saúde de Homens de Comunidades Tradicionais: Povos Ciganos, de Terreiro, do Circo, Indígenas, Quilombolas, Ribeirinhos, do Campo, das Florestas e das Águas

Capítulo 14 – Vivência da Paternidade: Adolescentes Quilombolas

Capítulo 15 – Corpo e Masculinidades: Implicações da Utilização de Anabolizantes para à Saúde de Homens Desportistas

Capítulo 16 – Saúde de Homens: Reflexões Sobre o Consumo Abusivo de Álcool e os Transtornos Mentais Comuns

Capítulo 17 – Envenenamentos, Masculinidade e Saúde do Homem

Capítulo 18 – A Influência da Masculinidade Sobre os Acidentes: A Relação Entre Homens e Motocicletas

Capítulo 19 – Atuação da Fisioterapia na Incontinência Urinária Masculina

  • Altura: 24cm
  • Editora: Águia Dourada
  • Publicação: 2017
  • Largura: 17cm
  • Edição: 1ª Edição
  • Profundidade: 3cm
  • Páginas: 688
  • Peso: 1,09kg
  • Encadernação: Brochura
  • Especialidade: Área de Saúde
  • Autores: Anderson Reis - Álvaro Pereira
  • ISBN: 978-85-88656-73-4

Nenhuma avaliação de cliente no momento.

Escrever uma avaliação

Saúde de Homens - Conceitos e Práticas de Cuidados

Saúde de Homens - Conceitos e Práticas de Cuidados

Leia mais

21 Outros produtos na mesma categoria: